Com Gmail Inbox, Google quer reinventar o e-mail novamente

Inbox by Gmail, novo app do Google, renova o serviço de e-mail com uma caixa postal que se organiza sozinha

São Paulo — Dez anos atrás, o Google renovou o conceito de e-mail com o Gmail. Agora, a empresa tenta dar outro salto à frente com o Inbox by Gmail, app de e-mail que organiza a caixa postal do usuário automaticamente. 

A interface para leitura de mensagens do Inbox é bastante diferente da tradicional. Por isso, o Google, aparentemente, avaliou que poderia deixar os usuários perdidos se incorporasse as novidades ao app atual do Gmail. 

Em vez disso, a empresa lançou o Inbox como aplicativo separado. Ele é usado com a conta do Gmail e recebe e envia mensagens por meio desse serviço do Google. Se for bem aceito, poderá gradualmente substituir o app atual. 

O Inbox está disponível tanto na web (só para o browser Chrome) como na forma de apps para Android e iPhone. Mas, por enquanto, só convidados podem usá-lo (quando o Gmail foi lançado, dez anos atrás, também era assim). 

Quem quiser obter um convite deve enviar um e-mail para inbox@google.com usando sua conta do Gmail. Em nossos testes, o Inbox funcionou sem falhas apesar de ser um produto ainda imaturo.

A principal diferença entre o Inbox e os apps de e-mail tradicionais é que ele exibe as conversas agrupadas por temas ou por contato. As mensagens relacionadas com uma determinada viagem, por exemplo, tendem a ser reunidas num mesmo grupo. 

Esse processo é automático e, às vezes, falha. Mas o usuário também pode criar grupos e acrescentar mensagens a eles manualmente. Fora isso, o Gmail aprendeu alguns truques novos com o Inbox. 

Pode-se adiar a exibição de uma mensagem, marcar várias delas como concluídas (o que faz com que sejam movidas para uma área separada) e fixar as mais importantes no alto da caixa de entrada. Fotos incluídas no e-mail são exibidas na própria caixa de entrada. É possível visualizá-las sem abrir a mensagem.

O Inbox também permite definir lembretes, que aparecem no alto da caixa de entrada. Dependendo do que estiver escrito neles, o app fornece informações relacionadas obtidas na web. Se for algo como Comprar ingressos para o show da Banda X, pode aparecer um link para o site que vende os ingressos. 

O Inbox ainda lista os contatos com quem você se corresponde com mais frequência. Basta tocar num deles para começar a escrever uma mensagem. Este vídeo do Google (em inglês) mostra o Inbox em uso:

//www.youtube.com/embed/ayFAQ2OoJaA?rel=0&controls=0&showinfo=0