CMStorm Pulse R

logo-infolab

O headset CMStorm Pulse R tem construção robusta, som alto e foco claro no público gamer. Feito em plástico e alumínio, o acessório é resistente e possui um microfone que pode ser removido, se necessário. Apesar de grande, suas conchas envolvem as orelhas e são confortáveis para passar períodos relativamente longos, por exemplo, durante uma campanha gamer. Seu preço não é muito alto para a categoria e oferece um custo-benefício interessante. O gadget custa 345 reais no Brasil.

[Conheça o método do INFOlab]

Design

O design do CMStorm Pulse R é um de seus principais destaques. Apesar de grande, o headset é confortável de ser usado, especialmente devido ao acolchoamento generoso tanto nas conchas quanto no arco. Contudo, toda essa qualidade de construção tem seu preço: o peso de 544g. O conforto do fone é inegável, mas o uso prolongado pode ser prejudicado pelo fato de estar com meio quilo na cabeça. É importante destacar que o acessório faz parte da série Aluminium, da Cooler Master.

As hastes de ajuste de tamanho do fone contêm alumínio para dar mais resistência a esses componentes que são frágeis em muitos produtos da categoria.

O fone de ouvido conta com controles in-line para colocar o som ou o microfone no modo mudo, itens que certamente favorecem a usabilidade do produto no dia a dia. Como os controles deslizam para as laterais em lados opostos, é preciso utilizar as duas mãos para que você não desligue o microfone quando tenta diminuir o volume. O formato do hub de comando parece ser mais apropriado para ficar apoiado sobre uma mesa, o que é algo comum em headsets para jogadores.

Há três pontos do headset que contam com lâmpadas LED: entre as conchas e o arco, na ponta do microfone e no hub de controle. A luz emitida é branca e a energia elétrica vem de um conector USB. Ou seja, para usar este produto é preciso conectar um cabo USB, um conector de áudio e outro de microfone em um computador, bem como a outra ponta do cabo USB, que tem padrão micro, no headset.

Vale notar que esse não acessório possui bateria, o que significa que ele não pode ser utilizado por conexão Bluetooth.

Áudio

O som do CMStorm Pulse R é bastante alto. Na prática, no volume máximo, os ouvidos chegam a doer. Os drivers do gadget têm 42 mm e oferecem uma amplitude de frequência entre 20Hz e 20 mil Hz. Apesar de não ser a maior resposta de frequência do mercado, segundo análise do INFOlab, ela parece ser maior do que o anunciado, devido a tecnologias de otimização sonora feitas pela fabricante.

Há “profundidade” sonora no uso para games. Isso se deve ao fato de que, apesar de ter destaque para graves, todas as frequências têm desempenho aprazível. Não há um software de equalização disponibilizado pela Cooler Master, mas, como de praxe, é possível fazer ajustes nas configurações de cada jogo para adequar a experiência de áudio. Deixando-o no padrão, os sons de explosões serão os mais fortes, uma vez que são frequências graves.

Para músicas, todos os gêneros podem ser ouvidos, mas o destaque fica para o uso em estilos mais pesados, como hip hop e heavy metal. O isolamento é bom para quem está ouvindo, mas o som vaza para fora, o que pode incomodar pessoas que estão ao seu redor se você estiver ouvindo som alto. De qualquer forma, o produto está acima da média nesse quesito para a sua categoria.

Vale a pena?

O CMStorm Pulse R é um headset com som muito potente e foco claro no mercado gamer. O microfone, por exemplo, é retrátil e conta com tecnologia de redução de ruído. Quem busca um gadget voltado para esta área, com uma construção robusta e bom custo-benefício não ficará decepcionado com este produto.

Ficha técnica

Resposta de frequência 20 – 20.000 Hz
Formato Concha (over-the-ear)
Impedância 50 ohms
Drivers 42 mm
Sensibilidade [dB/mW] Não divulgado
Tamanho do cabo 3m
Peso 544g

Avaliação técnica

Prós Headset gamer; destaque para sons graves, boa profundidade sonora em jogos
Contras Peso prejudica uso prolongado
Conclusão Headset voltado para jogos com bom custo-benefício vendido no Brasil
Áudio 7,8
Redução de ruído e isolamento 7,5
Conexão 7,5
Design 8,2
Média 7.9
Preço R$ 345