Cisco anuncia o fim da câmera digital Flip

A filmadora Flip, que já fez enorme sucesso graças à sua simplicidade e praticidade, perde espaço para os smartphones e deixa de ser fabricada

São Paulo — A empresa americana Cisco Systems anunciou nesta terça-feira que vai parar de fabricar a câmera filmadora Flip. O produto é um pouco maior que um smartphone e sua finalidade é a de fazer fotos e vídeos amadores com boa qualidade.

Muitos analistas já haviam previsto que as câmeras de celular iriam evoluir tanto que o público amador não precisaria mais de um aparelho exclusivamente dedicado a capturar imagens.O lançamento do iPhone 4 confirmou essas expectativas. Sua câmera tem 5 megapixels, flash, permite indicar o foco da imagem, bate fotos de objetos próximos sem que a imagem fique embaçada e processa as imagens de modo a representar luz e sombra com clareza.

A Flip já foi um produto de sucesso, tendo conquistado 13% do mercado de câmeras digitais em 2008, logo no primeiro ano depois de seu lançamento. O New York Times atribuiu o sucesso à simplicidade da câmera e seu baixo custo. Ela também se tornou popular entre blogueiros por permitir produzir e publicar um vídeo na web rapidamente.

Empregos

A Cisco anunciou, também, que, devido a mudanças de rumo da empresa, vai fechar 550 vagas de empregos ligados à fabricação da filmadora. A câmera foi uma das razões da Cisco para comprar a Pure Digital Technologies, criadora da Flip, por 590 milhões de dólares (aproximadamente 938 milhões de reais) em maio de 2009.