Cientistas podem ter encontrado novo elemento químico

São Paulo – Um grupo de cientistas afirma ter descoberto um novo elemento químico. O átomo radiativo existe por menos de um segundo.

São Paulo – Um grupo de cientistas afirma ter descoberto um novo elemento químico. O átomo radiativo existe por menos de um segundo.

Os pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, fizeram os experimentos no centro de pesquisa GSI, na Alemanha. A equipe afirma ter criado um isótopo do novo elemento, que se transformou em outras partículas por meio de um processo radioativo.

Os resultados reforçaram as evidências de que o elemento químico de número atômico 115 foi encontrado. Segundo reportagem da BBC, o elemento é altamente radioativo e existe por menos de um segundo antes de decair em átomos mais leves.

A análise dos cientistas confirma medições anteriores feitas por um grupo de cientistas na Rússia, em 2004. Isso porque o átomo de número 115 foi proposto inicialmente por pesquisadores russos.

A pesquisa foi publicada na revista científica “Physical Review Letters”. Apesar das evidências, o elemento será analisado por órgãos oficiais de química e física antes de ter a existência confirmada.

Um comitê formado por integrantes da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e da União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap) estudará o caso e decidirá se existe um novo elemento químico ou se mais experimentos são necessários antes da confirmação.