China desenvolve caixa eletrônico com reconhecimento facial

A novidade ajudará a diminuir os crimes cometidos usando caixas eletrônicos, de acordo com CEO de empresa que desenvolveu protótipo

Engenheiros chineses acabam de desenvolver um protótipo de caixa eletrônico com reconhecimento facial. Se os planos derem certo, o país será o primeiro com aparelhos do tipo.

O protótipo foi desenvolvido pela Universidade Tsinghua, em Pequim, e pela empresa de segurança Tzekwan Technology. A novidade ajudará a diminuir os crimes cometidos usando caixas eletrônicos, de acordo com Gu Zikun, CEO da Tzekwan.

“Os caixas eletrônicos chineses dependiam inteiramente de tecnologia estrangeira, mas agora terão acesso a um sistema exclusivamente doméstico”, disse Gu. Apesar de diversas empresas em diferentes países já terem testado a tecnologia de reconhecimento facial, algumas questão relacionadas à viabilidade também surgiram.

Tudo porque se o rosto da pessoa que está tirando dinheiro corresponde ao do titular da conta, você pensaria que a transação é mais segura. Mas alguém poderia obrigar outra pessoa a fazer isso, com uma arma em sua cabeça logo atrás dela, por exemplo.

Mesmo com os riscos, aparentemente a China está disposta a fazer a tecnologia acontecer. Até o fim deste ano, a Academia Chinesa de Ciências lançará um aplicativo de reconhecimento facial que já possui mais de 50 milhões de rostos registrados e já é considerado a maior base de dados da Ásia. Segundo a Academia, seu app possui 99,8% de precisão no reconhecimento facial.

Fonte: Zdnet.