Chevrolet Volt 2012 vai entender a voz do dono

 

São Paulo — Que tal pedir a seu carro para fazer um telefonema ou tocar uma música sem pressionar nenhum botão? Isso vai ser possível com o MyLink, um novo sistema de entretenimento e comunicação da General Motors. O sistema funciona conectado, via Bluetooth, a um smartphone com sistema Android ou Blackberry. Um iPhone ou iPod Touch também pode ser usado, mas, nesse caso, o aparelho  precisa ser ligado ao painel por meio de um cabo USB. O sistema de reconhecimento de voz, desenvolvido pela Nuance, envia comandos ao smartphone e também aos dispositivos internos do carro, como o ar-condicionado. 

Opções mais detalhadas ficam disponíveis numa tela sensível ao toque de 7 polegadas. É o mesmo tamanho da tela do tablet Galaxy Tab, da Samsung. Nela, é possível, por exemplo, criar uma programação de rádio via internet personalizada por meio do serviço Pandora. O MyLink vai estrear a bordo das edições 2012 dos modelos Chevrolet Volt e Equinox. Vai competir com sistemas similares, como o Sync, da Ford, e o Entune, da Toyota. 

Além do MyLink, o Chevrolet Volt terá um carregador de bateria sem fio para smartphones. Produzido pela empresa Powermat, ele vai substituir aqueles tradicionais carregadores que funcionam ligados ao aquecedor de cigarros. Para usá-lo, será preciso colocar, no smartphone, uma capinha especial. Ela recebe a energia na forma de ondas eletromagnéticos e usa-a para carregar a bateria do aparelho. A previsão é que os modelos 2012 do Volt e do Equinox comecem a ser vendidos nos Estados Unidos durante o Outono brasileiro.