Chat heads do Facebook chegam ao iPhone

O Facebook atualizou hoje seu app para iPhone e iPad, que ganhou chat heads como as do Facebook Home e “adesivos” para bate-papo

São Paulo — O Facebook atualizou hoje seu app para iPhone e iPad, que ganhou ícones de bate-papo como as do Facebook Home. Outra novidade são “adesivos” com carinhas sorridentes e outras figuras que podem ser usadas nas conversas por texto.

Chamados em inglês de “chat heads” (cabeças de bate-papo), os ícones de bate-papo são pequenas fotos circulares de pessoas com quem o usuário tem conversas por texto em andamento.

Elas aparecem num canto da tela, empilhadas umas sobre as outras, e podem ser deslocadas com o dedo. Basta tocar na pilha para ver todas lado a lado. Um toque numa delas abre a janela de bate-papo correspondente. Para encerrar uma conversa, arrasta-se a foto para um círculo na parte inferior da tela.

O Facebook para iPhone também ganhou uma série de “adesivos” que podem ser usados nas conversas. Por enquanto, são carinhas com expressões diversas. Além daquelas incluídas no aplicativo, é possível baixar outras da internet. 

A novidade chega quatro dias depois de o Facebook ter liberado o Facebook Home, sua interface alternativa para smartphones com Android. Nele, as chat heads permanecem abertas inclusive sobre outros aplicativos, enquanto no iOS elas funcionam só dentro do app do Facebook.

O Facebook Home ganhou elogios de Eric Schmidt, o chairman do Google, numa conferência hoje. Quando apresentou o software, no início deste mês, Mark Zuckerberg deu a entender que o Facebook considerava criar uma versão para iOS, que deveria ser feita em parceria com a Apple.

É improvável que isso aconteça, já que a Apple impõe muitas restrições ao que os apps podem fazer, incluindo a proibição de alterar a página inicial. A situação é parecida no Windows Phone e no BlackBerry. Assim, ao menos por enquanto, o Facebook Home deve continuar sendo exclusivo do Android.