Cerca de 2 mi de QR Codes são escaneados por mês no Brasil

A estimativa foi feita pela empresa especializada em soluções de códigos de barras para celulares ScanLife/ScanBuy Brasil

São Paulo – Os QR Codes, códigos de barras bidimensionais lidos por telefones celulares, estão sendo cada vez mais utilizados por publicitários e departamentos de marketing das empresas que desejam oferecer uma experiência maior ao usuário e medir o retorno que determinada ação produz sobre o consumidor.

Nos Estados Unidos, 20% das pessoas que possuem smartphone leram os QR Codes em abril, contra 14% em maio de 2011, segundo estudo divulgado pela comScore. Apesar de não ter sido feito um estudo no Brasil, o diretor da empresa especializada em soluções de códigos de barras para celulares ScanLife/ScanBuy Brasil, Nuno Gonçalves, acredita que esse número chegue a 8%.

“Estimamos que são escaneados 2 milhões de QR Codes por mês no País”, declarou durante seu workshop no Forum Mobile+ desta quarta-feira, 26, evento promovido pela Converge Comunicações, em São Paulo.

O executivo acredita que, apesar das pessoas estarem habilitadas com smartphones compatíveis para a leitura desses códigos no Brasil, ainda não há esse hábito recorrente como no resto do mundo.

“Acredito que as marcas ainda têm dificuldade em fazer as campanhas, não têm conteúdo digital etc, mas também é uma questão cultural”, explica Gonçalves, complementando que ainda assim a empresa está investindo na tecnologia em parceria com operadoras de celulares e com a mídia impressa.