Casa inteligente pode ser controlada via celular

Através da automação é possível monitorar e controlar equipamentos instalados em casa

São Paulo – O consagrado desenho animado os Jetsons já prenunciava nos anos 60 que, num futuro distante, nós humanos viveríamos em ambientes automatizados. Pois o tal “futuro”, ilustrado pelo desenho da Hannah-Barbera, talvez já possa ser chamado de “presente”.

A aplicação da tecnologia na modernização dos espaços é cada vez mais usada em imóveis de alto padrão, sejam eles residenciais ou comerciais. Ano após ano, a automação se confirma como tendência no setor de decoração e arquitetura. Prova disso, é a edição atual do maior evento da América Latina dedicado a este setor, Casa Cor, e que escolheu o uso da tecnologia em espaços de convivência como tema da mostra.

A Automatização nada mais é que a integração dos sistemas e equipamentos de uma casa, cujo controle pode ser realizado em um painel que centraliza todas as funções e também remotamente, via celular.

Hoje em dia, já é possível controlar, e monitorar, remotamente por tablets ou smartphones uma série de equipamentos como o liga/desliga da iluminação, televisão e ar condicionado, ou o abre e fecha de um chuveiro .

O programa Imóveis em 360 graus desta semana mostra em detalhes como é uma casa inteligente:

/libc/player/liquid3.swf