Carros sem motorista serão maioria nas ruas, diz Google

Eric Schmidt, presidente do Google diz que a tecnologia que vai conduzir o carro sem a necessidade de humanos está quase pronta

São Paulo – Em poucos anos, os carros que não precisam de motorista serão a maioria nas ruas das principais cidades do mundo. A declaração é de Eric Schmidt, o presidente do Google.

Numa conferência para empresários e especialistas do setor de mídia e tecnologia, Schmidt explicou que a tecnologia que vai conduzir o carro sem a necessidade de humanos está quase pronta. E que para ficar “ok” precisa resolver pequenos problemas, que em breve serão vencidos.

Um desses problemas, disse o presidente do Google, é que o sistema respeita e dirige o carro dentro das normas de trânsito – e isso causa transtornos, porque a maioria dos motoristas guia desrespeitando as leis de trânsito. Portanto, o sistema precisa ganhar inteligência para lidar com as infrações causadas pelos outros motoristas.

Ele explicou à plateia que o Google, que desenvolve um sistema de controle de carro, já conseguiu reunir centenas de indicadores positivos sobre a tecnologia. Graças a um carro que rodou milhares de quilômetros pelas ruas da cidade americana de Las Vegas – que concedeu uma autorização especial para a empresa testar seu invento.

E como a tecnologia se demonstra eficiente, barata e segura, o Google não tem dúvidas que ela será bem aceita. Inclusive pelos que não acreditam em tecnologia.

Agora, diz Schmidt, o Google trabalha na criação de um Google Maps especial para ajudar o carro a circular pelas ruas de vários países. Além disso, a empresa conversa com todas as grandes montadoras para levar, em breve, o sistema para vários tipos de carros.