Carros podem ter controles por gestos no ano que vem

Tecnologia funciona até mesmo no escuro e diferencia mãos do motorista

Os carros terão controles por gestos a partir do ano que vem. De acordo com o Automotive News, as fabricantes Audi, BMW, Ford e Mercedes-Benz, devem adotar um sistema de reconhecimento tridimensional de movimentos criado pela empresa de tecnologia belga SoftKinect. Eric Krzeslo, diretor de marketing da companhia, afirmou que uma dessas montadoras deve lançar um veículo com a novidade em 2015, entretanto, ele não revelou qual será.

A ideia é que o sistema elimine a necessidade de olhar para baixo ou para o lado para tocar em um botão ou dispensar a necessidade da memória muscular para mexer em um componente físico. Isso pode ser útil para controlar o rádio do carro ou um painel interativo, bem como a rota de navegação e a temperatura do veículo. Os sensores funcionam sob luz solar intensa ou no escuro e são capazes de diferenciar a mão direita da esquerda, bem como identificar movimentos da cabeça do motorista e se sua mão está aberta ou fechada.

A SoftKinetic fornece tecnologia de reconhecimento de gestos e projeção 3D para companhias do segmento de games, mas Krzeslo afirma que o mercado automotivo já representa 25% de suas vendas de licenças.

Tanto a Audi quanto a Mercedes-Benz apresentaram protótipos de cabines veiculares com suporte a comandos por gestos. Já a Ford possui um projeto com a Intel que visa incorporar sensores e câmeras no interior dos carros da montadora. E ainda a Hyundai revelou um conceito de veículo que pode rastrear o olhar do motorista e obedece gestos feitos com as mãos. Tudo isso acontece em um visor, localizado no painel do carro.

Todas essas tecnologias foram criadas para veículos topo de linha, portanto, a popularizaram desse conceito ainda pode levar alguns anos.

Veja uma demonstração da tecnologia da SoftKinect abaixo.

http://c.brightcove.com/services/viewer/federated_f9?isVid=1&isUI=1