Carro voador Terrafugia Transition faz os primeiros voos

O Transition é um avião que pode trafegar em ruas e estradas, além de ser guardado numa garagem comum, de automóvel

São Paulo — O Transition, da empresa Terrafugia, que deverá ser o primeiro carro voador disponível comercialmente, começa a voar nos Estados Unidos. O protótipo número um decolou pela primeira vez em 23 de março, realizando um bem sucedido voo inaugural. Agora, os testes prosseguem para que a aeronave seja certificada pelas autoridades americanas.

Embora seja comumente descrito como um carro voador, o Transition tem mais características de avião que de carro. Graças às asas dobráveis e a um sistema de tração nas rodas, ele pode ser rodar em ruas e estradas. Também cabe numa garagem comum, e pode ser abastecido com gasolina de automóvel. Mas seu uso primário é como avião pessoal, com capacidade para duas pessoas.

A ideia faz sentido nos Estados Unidos, onde há 5.200 aeroportos públicos e muitas pessoas moram em casas com garagens espaçosas. O proprietário de um Transition pode mantê-lo em sua garagem e dirigir até o aeroporto mais próximo quando quiser voar, economizando o custo de alugar um hangar.

O Transition custa 279 mil dólares nos Estados Unidos. Por 10 mil dólares, pode-se reservar uma unidade, com data de entrega ainda incerta. A Terrafugia diz que já recebeu cerca de uma centena de reservas. O primeiro protótipo será exposto no New York International Auto Show, que começa nesta sexta-feira. Clique na foto para ver o Transition em ação.

var galeriaLinkVideo = ‘
http://www.youtube.com/embed/x6MVQ4m0vaE?rel=0
‘;