Carro sem motorista da Audi ganha novo prêmio

A tecnologia do carro é baseada no controle automático de velocidade adaptativo com função Stop & Go e reforçada por um sistema de orientação lateral

São Paulo – Anualmente, os editores da revista americana “MIT Technology Review” elegem as empresas que mais apresentaram inovações tecnológicas. Este ano, o júri selecionou a Audi como uma das “50 empresas mais inovadoras”, em reconhecimento ao projeto do veículo que dispensa motorista, apresentado na Mostra Internacional de Eletrônica de Consumo (Consumer Electronics Show- CES), em Detroit.

A tecnologia do carro é baseada no controle automático de velocidade adaptativo com função Stop & Go e reforçada por um sistema de orientação lateral. Dois sensores de radar monitoram uma área de até 250 metros à frente do veículo em um ângulo de leitura de 35 graus. Uma câmera de vídeo com ângulo aberto identifica as marcações da pista e também conseguem detectar objetos como outros veículos, pedestres e guard-rails.

Oito sensores ultrassônicos monitoram a frente e os cantos do carro. Há também um scanner a laser que fornece dados de alta precisão coletados a um ângulo de 140 graus em uma distância de até 80 metros adiante do veículo.

“É uma honra estarmos entre as empresas mais inovadoras do mundo. Isso mostra que a Audi está muito bem equipada para o futuro”, ressalta Rupert Stadler, CEO da Audi.


“Como resumimos em nosso slogan, ‘Vorsprung durch Technik’, a Audi é líder na integração de sistemas eletrônicos e eletromecânicos”, enfatiza Wolfgang Dürheimer, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da AUDI AG. “O carro sem motorista foi um passo lógico para a Audi, com base nos sistemas de assistência já em uso”, completa.

A Audi também tem expertise em serviços feitos para integrar a Internet aos carros. Sob o título ‘Audi Connect’, a marca oferece aos seus clientes informações atualizadas sobre o trânsito, o Google Earth e Street View, o clima, companhias aéreas, dados das ferrovias e também ligações com serviços de mídia, como Twitter e Facebook.

A participação da Audi na lista da MIT é o terceiro prêmio de tecnologia obtido pela fabricante alemã e seu carro sem motorista. Em janeiro, a revista americana “Popular Science” escolheu o sistema de estacionamento autônomo em garagens públicas da Audi como “Produto do Futuro” e a rede de mídia especializada “The Verge” reconheceu o sistema como “ Melhor Tecnologia Automotiva” deste ano.