Carro inteligente do Google é autorizado a circular em Nevada

O veículo que não precisa de motorista provou ser capaz de funcionar com piloto automático nas estradas e nas ruas do bairro

São Francisco – Um automóvel que não precisa de motorista já pode ser visto transitando pelas ruas de Nevada, oeste dos Estados Unidos, depois que as autoridades deste estado emitiram a placa que autoriza a circulação pela via pública deste veículo de testes.

O Toyota Prius modificado recebeu sua placa, que leva um sinal de infinito à esquerda do número “001”, depois que o veículo provou ser capaz de funcionar com piloto automático nas estradas, nas ruas do bairro e até mesmo na movimentada avenida conhecida como “strip” de Las Vegas.

Segundo o Departamento de Veículos Motorizados de Nevada, esta é a primeira placa concedida a um veículo autônomo nos Estados Unidos.

“Senti que o símbolo do infinito era a melhor maneira de representar o carro do futuro”, disse o diretor do Departamento de Veículos Motorizados, Bruce Breslow, em um comunicado publicado no site da agência estatal.

O automóvel recebeu uma placa vermelha para que seja reconhecido pela polícia e pelo público como um veículo de testes.

“Quando chegar o momento em que os fabricantes de veículos comercializarem veículos autônomos ao público, o símbolo de infinito aparecerá em uma placa verde”, disse Breslow.

Nevada espera que a criação destas placas impulsione as empresas a desenvolver, testar e fabricar veículos autônomos no estado.

O co-fundador do Google, Sergey Brin, lidera uma equipe que trabalha em inovações visionárias, como os automóveis inteligentes e um par de óculos que combinam o mundo on-line com o mundo real.