Cansado do Chrome? Confira cinco alternativas ao navegador do Google

Privacidade e leveza estão entre os principais diferenciais dos concorrentes

São Paulo – O Google Chrome é hoje o navegador mais utilizado do mundo, tanto em plataformas móveis quanto em computadores e notebooks. Líder isolado no Brasil, segundo a consultoria StatsCounter, o software tem 82,79% de participação de mercado no total, sendo 85,08% em computadores, 78,68% nos smartphones e 41,15% em tablets. Ainda assim, o Chrome nem sempre é unanimidade. Criticado por usuários pelo uso de memória RAM e por questões relacionadas à privacidade dos usuários, o navegador pode não ser o preferido dependendo das prioridades do usuário. No entanto, há outras opções gratuitas no mercado. Selecionamos cinco para você possa baixar e testar no mobile ou no PC.

1 – Mozilla Firefox

Smartphone com vários apps, como WhatsApp, Messenger e Firefox

 (Lucas Agrela/Site EXAME)

Disponível para Android, iPhone e computador

O Firefox é um dos principais rivais do Chrome, especialmente nos computadores com sistema Windows.

Nos últimos anos, a Mozilla, concentra seus esforços na privacidade dos usuários, fora a agilidade na navegação por ocupar menos espaço na memória do dispositivo.

Possui uma versão voltada para assegurar ao usuário o controle sobre seus dados de navegação. Além de não rastrear, por padrão, os sites acessados, o Firefox Focus facilita a exclusão do histórico, senhas e cookies.

2 – Opera

Opera-browser

 (Opera/Reprodução)

Disponível para Android, iPhone e computador.

Criado em 1995 por desenvolvedores noruegueses e comprado em 2016 por um fundo chinês, o Opera é figura garantida em quase todas as listas de navegadores pelo mundo. Embora não consiga ultrapassar seus maiores concorrentes (Chrome, Firefox e Safari), o browser oferece funcionalidades interessantes.

Seu forte são extensões que já vêm incorporadas ao navegador, como a função de salvar o conteúdo para ler mais tarde, botões de acesso a redes sociais e modo de economia de bateria, além do modo Turbo, que comprime os dados de navegação e acelera o carregamento das páginas.

3 – Tor

Tor-Browser

 (Tor/Reprodução)

Disponível para Android, iOS e computador

Se o Firefox levanta a bandeira da privacidade para atrair usuários, o navegador Tor, criado em 2002, traz isso como princípio desde sua criação. Os usuários que navegam na rede do sistema têm seus dados criptografados e as informações navegam por servidores anônimos ao redor do mundo, dificultando ao máximo o rastreamento das informações.

Sua utilização, contudo, requer alguns conhecimentos avançados de navegação e não é recomendada para iniciantes. No Android, é preciso ter o proxy Orbot previamente instalado no smartphone para que o Tor funcione. No iPhone, a rede Tor é oferecida pelo navegador Onion.

4 – UC Browser

UC-Browser

 (UC Browser/Reprodução)

Disponível para Android, iPhone e computador

Desenvolvido em 2004 pela empresa chinesa Alibaba, o UC Browser mantém seu foco nos smartphones, figurando entre os navegadores mais usados em dispositivos móveis no mundo. Também com funcionalidades que buscam garantir a privacidade do usuário e a agilidade da navegação, esta é mais uma opção ao Google Chrome.

5 – Microsoft Edge

Microsoft-Edge-Smartphone-App

 (Microsoft/Divulgação)

Disponível para Android, iPhone e computador

Evolução do Internet Explorer, velho conhecido dos usuários de Windows, o Microsoft Edge vem aprimorando a maior parte das funcionalidades que deixavam a desejar em seu antecessor.

A grande vantagem fica mesmo com os usuários do sistema operacional da Microsoft, com o qual se integra totalmente em suas configurações.