Bridgestone lançará pneu futurista sem ar

A Bridgestone planeja lançar uma geração de pneus inovadores sem ar. A apresentação aconteceu durante o Tokyo Motor Show 2013

A Bridgestone planeja lançar uma geração de pneus inovadores. O anúncio aconteceu durante o Tokyo Motor Show 2013, quando a fabricante mostrou uma versão de seus novos pneus sem ar.

Antes, a fabricante demonstrava apenas versões menores da roda criada para carrinhos de golf e similares. Mas durante o evento, a Bridgestone finalmente mostrou uma versão maior. A novidade pode se tornar uma alternativa mais viável e sustentável para pneus convencionais no futuro.

A segunda geração dos pneus não-pneumáticos da Bridgestone tem diâmetro maior e mais capacidade de suporte de carga. Pode lidar com velocidades de aproximadamente 20km/h.

Os pneus têm uma estrutura única de raios que se estendem ao longo de suas laterais internas, capaz de suportar o peso de um veículo. Tudo isso sem a necessidade de encher os pneus periodicamente com ar.

Como os pneus exigem menos manutenção e pouca preocupação com furos, o impacto no meio ambiente em relação aos modelos convencionais é bem menor. Além disso, os raios dentro do pneu são feitos de resinas termoplásticas reutilizáveis, assim com a borracha usada na parte de banda de rodagem.

Apesar da demonstração, os engenheiros da fabricante ainda procuram aperfeiçoar o design dos pneus sem ar. A empresa também busca alcançar um processo onde os pneus possam ser totalmente reutilizados, após perderem sua utilidade original. Somente depois disso eles se tornaram viáveis para veículos comuns.

Veja abaixo um vídeo sobre o pneu sem ar da Bridgestone:

//www.youtube.com/embed/mxIaRw4a7GI