Brasileiros são inexperientes com smartphones

Pesquisa revelou que 70% dos brasileiros compraram seu primeiro dispositivo há menos de 6 meses e que o Facebook é o app mais usado

São Paulo – Pesquisa apontou que 70% dos brasileiros adquiriram seu primeiro smartphone há menos de seis meses e, quando se fala em apps, estariam dispostos a pagar entre 27 e até 93 reais por pacotes de apps pré-instalados. Isso acontece porque, segundo a análise da Qualcomm, realizada junto ao IBOPE, há a falta de conhecimento dos brasileiros em relação ao universo dos dispositivos móveis.

Tal desconhecimento pode ser notado na maneira conservadora com a qual os brasileiros utilizam seus recém-adquiridos smartphones. A maioria concentra o uso do dispositivo a atividades corriqueiras como comunicação e acesso às redes sociais. 92% dos entrevistados mencionou o ato de fazer e realizar ligações como a tarefa mais realizada.

Em segundo lugar está o acesso às redes sociais, com 80%. Atividades como ouvir música (77%), enviar e receber mensagens (75%), realizar pesquisas na internet (71%) e responder e-mails também foram citadas como as mais realizadas pelos usuários. Já tarefas como compras e transações bancárias foram mencionadas por apenas 12 e 27% dos entrevistados.

Além disso, outro ponto no qual os brasileiros ainda engatinham é em relação aos apps. Esta lista não mostra muitas surpresas: o primeiro lugar fica nas mãos da maior rede social do planeta, Facebook, com 65%. Na segunda colocação, a ferramenta de buscas do Google, com 33%. O terceiro lugar foi ocupado pelo Gmail e Hotmail, empatados com 23%. A quarta posição fica com o YouTube, 21%.

Mas a falta de experiência dos brasileiros em relação aos smartphones não significa que não têm interesse em conhecer novidades. De acordo com a pesquisa, usuários acessam até uma vez por semana lojas virtuais como App Store e Google Play em busca de novos apps para download. Destes brasileiros, 51% correspondem a homens entre 18 e 35 anos e das classes B e C.

Ainda segundo o estudo, 39% dos entrevistados prefere conhecer os apps diretamente em pontos de venda de dispositivos. Em relação ao processo de compra dos aplicativos, 19% dos brasileiros declararam que preferem ver o app em ação na tela do smartphone antes de realizar o download. Para 17%, contudo, uma conversa com um vendedor seria suficiente.