Brasil tem 14,7 mil acessos por 4G, mostra Anatel

"Segundo a indústria, serão vendidos 4 milhões de aparelhos até o fim do ano", afirmou presidente da agência

Brasília – Balanço divulgado nesta terça-feira, 16, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que o Brasil possui 14,7 mil linhas móveis habilitadas em 4G (tecnologia LTE), o que representa 0,01% do total.

Segundo o levantamento, a tecnologia 2G é ainda a com maior participação, ou 188,515 milhões de acessos (71,39% do total). A tecnologia WCDMA, que é 3G, tem 61,303 milhões de acessos (23,22%). Outros 83,326 mil acessos pertencem à tecnologia CDMA, também 3G.

O balanço da Anatel mostra ainda que o País tem 7,192 milhões de terminais de dados M2M, que são máquinas de cartões de crédito, e 6,942 milhões de terminais de dados banda larga.

Projeções

Mais cedo nesta terça, o presidente da Anatel, João Rezende, disse que o início da cobertura 4G será acompanhado de perto pela agência reguladora. Ele descartou problemas e relatou que as empresas vão aumentar o número de antenas à medida que a quantidade de clientes subir.

Rezende mencionou ainda que as fabricantes de aparelhos de telefonia móvel esperam vender 4 milhões de unidades até o fim do ano.

“Segundo a indústria, serão vendidos 4 milhões de aparelhos até o fim do ano”, afirmou a jornalistas.