Bombeiros dos EUA se ferem ao cumprir “desafio do balde de gelo”

Plataforma no topo da escada ficou muito próxima dos cabos de força, dando choque nos bombeiros

Quatro bombeiros de Campbellsville, no Kentucky (EUA), ficaram feridos após ajudarem estudantes da Universidade de Campbellsville a cumprirem o “desafio do balde de gelo” nesta quinta-feira (21).

De acordo com a CNN, a eletricidade vinda de um cabo de força fez com que os bombeiros tomassem um choque depois de terem borrifado água sobre os alunos. O chefe de polícia de Campbellsville, Tim Hazlette, disse que após a pulverização de água, os alunos saíram e os bombeiros começaram a se mover de volta à escada. De repente, a plataforma no topo da escada ficou muito próxima dos cabos de força, dando choque nos bombeiros. Havia dois homens dentro da plataforma e dois no chão.

O Capitão Tony Grider, de 41 anos, e o bombeiro Simon Quinn, de 22, estavam dentro do plataforma. Eles foram levados para o Hospital Regional Taylor e, em seguida, transferidos para a Unidade de Queimaduras da Universidade de Louisville. “Um está em estado grave, o outro está estável. Ambos estão no Nível 1 da Unidade de Queimaduras do hospital”, disse David McArthur, porta-voz do KentuckyOne Health à CNN.

Os dois outros bombeiros, o capitão Steve Marrs, de 37 anos, e Alex Johnson, de 28, receberam choques elétricos enquanto tentavam abaixar o balde e uma corrente elétrica viajou para baixo da escada estendida, disse Hazlette. Marrs e Johnson foram levados para o Hospital Taylor Regional. O primeiro foi liberado e Johnson foi internado para observação.

O incidente continua sob investigação, mas, de acordo com Hazlette, a escada nunca tocou os cabos de força próximos.

O “desafio do balde de gelo” consiste em jogar um balde de água com pedras de gelo em cima da pessoa e surgiu como uma forma de conscientização sobre a doença de Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS, na sigla em inglês), e viralizou nas redes sociais na última semana.

Diversas famosos – incluindo grandes nomes da Tecnologia, como Bill GatesMark Zuckerberg e Tim Cook – toparam o desafio e, além de jogarem o balde de água fria em cima deles mesmo, realizaram doações para a ALS Association.