Boeing revela protótipo elétrico não tripulado para carga

O CAV foi projetado e construído em menos de três meses e é alimentado por um sistema de propulsão elétrica capaz de transportar até 227 quilos

A Boeing divulgou nesta quarta-feira um protótipo de um veículo aéreo de carga não tripulado e elétrico, de decolagem e pouso verticais, que a fabricante disse que será usado para testar sua tecnologia de navegação autônoma.

O CAV, sigla em inglês para veículo aério de carga, foi projetado e construído em menos de três meses e é alimentado por um sistema de propulsão elétrica capaz de transportar até 227 quilos, disse a Boeing.

“Nosso novo protótipo apresenta novas possibilidades para entrega autônoma de carga, logística e outras aplicações de transporte”, disse Steve Nordlund, vice-presidente da Boeing HorizonX, a unidade que desenvolveu o CAV.

O desenvolvimento da Boeing no sistema de propulsão elétrica acontece à medida que se intensifica a corrida para a criação de tecnologia de bateria e motores elétricos que reduzam os custos de voo.

Airbus, Rolls-Royce e Siemens se uniram em novembro para desenvolver um motor elétrico híbrido, com a Airbus responsável pela arquitetura de controle do sistema de propulsão e baterias.

Em outubro, uma startup de Seattle – financiada pelas unidades de capital de risco da Boeing e da companhia aérea JetBlue Airways – anunciou planos para levar uma pequena aeronave elétrica híbrida para o mercado até 2022.