Boeing entrega o primeiro 787 Dreamliner. Veja fotos

A Boeing entregou o primeiro exemplar do superavançado 787 Dreamliner à companhia japonesa ANA. Confira as fotos

São Paulo — A Boeing entregou, ontem, o primeiro jato 787 Dreamliner à empresa japonesa All Nippon Airways (ANA). O avião, que leva de 230 a 300 passageiros, dependendo da configuração de assentos, foi projetado para voar longas distâncias e para oferecer conforto acima do que é encontrado em modelos anteriores.

Em sua construção, houve extenso emprego de plástico reforçado com fibra de carbono em substituição às ligas metálicas tradicionalmente usadas nos aviões. Isso deixa a aeronave mais leve que outras de mesmo tamanho. O resultado é que o 787 consome 20% menos combustível que o Boeing 767, que tem tamanho similar, além de ter maior autonomia.

O Dreamliner também foi projetado para ter fácil manutenção. Ele pode voar tanto com motores da General Electric como da Rolls Royce. E, segundo a Boeing, a substituição de uma turbina leva apenas 24 horas. Originalmente, a Boeing havia anunciado que o 787 entraria em serviço em maio de 2008. Agora, depois de um atraso de três anos, ele finalmente está pronto para operação comercial. Confira algumas fotos do avião.