Blockchain: esteja preparado, a revolução já chegou

Blockchain é uma inovação tecnológica, é um livro de registros descentralizado, ou seja, uma lista de todas as transações em uma rede par-a-par

Inteligência artificial, análise de grandes dados e a internet das coisas são algumas das aplicações mais revolucionárias da revolução digital que estamos vivendo na última década. Estamos conscientes das profundas implicações que isso terá nos modelos e estratégias de negócios, educação e até mesmo na competitividade das nações.

Muitos executivos que se veem confrontados com essas questões não hesita em defini-las, e muito poucos desafiam as transformações surpreendentes que elas implicam. Em contraste, quando pedimos a nossas audiências executivas que levantem as mãos para definir o que é blockchain, poucos conseguem fazê-lo de forma convencida e e convincente.

Blockchain é, na minha opinião, a maior inovação que estamos testemunhando hoje, fazendo par apenas com a internet, o computador pessoal e o euro. É uma inovação tecnológica: de fato, e em um nível de computação puro, o blockchain é um livro de registros descentralizado, ou seja, uma lista de todas as transações em uma rede par-a-par. Em princípio, parece uma tecnologia inofensiva.

No entanto, resolve um dos problemas mais seculares e complexos na computação: como fornecer segurança e confiança em uma rede par-a-par sem uma autoridade central. Se você der uma olhada em qualquer interação que dois indivíduos têm através da internet, todas são intermediadas: transações bancárias, pagamentos, comércio eletrônico, interações de redes sociais, e-mail, pesquisas de emprego, aluguel de imóveis, leilões online.

Blockchain elimina a necessidade de qualquer um desses intermediários: bancos, empresas de pagamento, corretores de ações, servidores, empresas como AirBnb, Ebay, Facebook, Linkedin etc. Um blockchain – não há apenas um, pode ser personalizado para qualquer necessidade que tenhamos – é projetado para que qualquer pessoa possa ter certeza de que uma contraparte está cumprindo sua obrigação do outro lado, sem a necessidade de certificação de terceiros.

Pense em um pagamento em dinheiro. Se Arturo pagar dinheiro físico para Michael, Michael está completamente certo de que: (i) Arturo tinha o dinheiro; (2) o dinheiro foi transferido para Michael, e (3) o dinheiro agora é propriedade legítima de Michael. Em um pagamento on-line, por outro lado, nenhum desses passos pode ser certificado, a menos que outra pessoa (um banco, Paypal, uma empresa de cartão de crédito) assegure todas as etapas da transação.

O papel do intermediário pode ser estendido aos registros de propriedade, conformidade corporativa, conheça seu cliente em bancos, contratos legais on-line e etcétera. A tecnologia Blockchain resolve este problema através de dois artefatos muito simples: primeiro, um livro de registro, ou seja, uma lista descentralizada de todas as transações na rede compartilhadas simultaneamente por todos os membros dessa rede.

Em segundo lugar, a imutabilidade de tal lista, que é garantida porque o livro de registros só pode ser reconstruído de trás para a frente – ou seja, cada transação nos livros tem uma ligação para a anterior, então, se a cadeia for violada/pirateada, a “cadeia de blocos” será quebrada .

Hoje, o blockchain possui muitas aplicações tangíveis. O mais conhecido é o bitcoin. No entanto, seria um grande erro considerar que a cadeia de blocos é apenas bitcoin. Vários bancos centrais já estão inovando no campo das cripto-moedas (Inglaterra, Suécia, Estônia).

Existem aplicações de cadeia de blocos no campo do registro virtual de propriedades (vários países na África), ou em contratações inteligentes (Suíça). No mínimo, o blockchain é a alternativa mais segura e mais barata para a intranet de qualquer empresa.

Então, digamos que você está na indústria de bens de consumo, na indústria automotiva ou no setor de serviços de consultoria. Por que você deveria se importar? Dentro das empresas, o blockchain também vai perturbar qualquer trabalho que intermedeie transações e/ou centralize informações. Por exemplo: contabilidade, conformidade, sistemas de informação, aquisição.

Mas também o modo como empresas irão interagir com empresas – porque agora os clientes terão informações diretas sobre os produtos e serviços das empresas. Os investidores poderão financiar empresas sem a necessidade de mercados financeiros;

Dentro das empresas, qualquer informação pode fluir sem qualquer atrito e as decisões e os comportamentos serão completamente transparentes. Os modelos empresariais serão modificados e melhorados drasticamente; as estruturas de custos vão se tornar mais eficientes; contratar será fácil.

O impacto do blockchain não se limita ao setor corporativo. A nova tecnologia atualmente é mais aplicada no setor público. Os bancos centrais já estão abraçando essas quebras e os governos mais inovadores digitalmente (Singapura, Estônia, Suécia) usam um blockchain para cortar a intermediação entre o regulador e os cidadãos.

O registro de propriedade, a contratação pública, a execução legal, os registros públicos serão todos automatizados e facilitados através de uma cadeia de blocos em um curto espaço de tempo.

Para concluir, se você não sabe o que é o blockchain, ou você acha que não é relevante para você, este é o meu conselho. Primeiro, esteja ciente dessa tecnologia. Leia, faça pesquisas, pergunte ao redor, obtenha informações sobre blockchain, como funciona, quais os avanços que estão sendo feitos atualmente em sua indústria.

Em segundo lugar, prepare-se para transformar a forma como sua empresa opera e sua maneira de interagir com o resto do mundo. Em terceiro lugar, seja o pioneiro em sua indústria para obter uma vantagem. A revolução blockchain já chegou.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s