BlackBerry lança dois smartphones na América Latina

Modelos devem chegar ao mercado brasileiro em junho, com preços mais baixos que os das linhas tradicionais

Cartagena – A RIM anunciou nesta quarta-feira, 23, em evento realizado na cidade colombiana de Cartagena de Índias, o lançamento na América Latina de dois novos smartphones da linha BlackBerry Curve: o BlackBerry Curve 9320 e o BlackBerry Curve 9220. Direcionados a consumidores que estão adquirindo seus primeiros smartphones, os modelos devem chegar ao mercado brasileiro em junho, com preços (ainda não divulgados) presumivelmente mais baixos que os aparelhos das linhas tradicionais da empresa.

Os modelos lançados não estão no topo da linha da empresa. Trata-se de aparelhos que operam em 2G e 3G equipados com sistema operacional BlackBerry 7.1. Ou seja: ainda não foi desta vez que foi lançado o BlackBerry 10, aguardado novo OS da RIM. Segundo informou o vice-presidente sênior da empresa, Rick Costanzo, o novo OS deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2012.

O Curve 9320 conta com display de 2,44” e câmera de 3,15 MP, e pesa pouco mais de 100 gramas. O aparelho se conecta por 3G, 2G e Wi-Fi, e sua usabilidade é feita por meio de um trackpad ótico sensível ao toque. O device peca, contudo, pela ausência de features já disseminados em outros modelos, como câmera frontal e visor touchscreen. Uma novidade interessante é a função “Hotspot Móvel”, que permite o compartilhamento da função 3G do aparelho, que passa a funcionar como uma espécie de roteador, provendo acesso à Internet para até cinco outros aparelhos.

O Curve 9220 opera em 2G e Wi-Fi, e conta com câmera de 2 MP. O ponto forte do aparelho, afora a leveza (também tem cerca de 100g) e o presumível baixo preço, é a bateria, que sustenta até 7 horas de conversa em serviço de voz ou 28 horas de música.

Os smartphones contam ainda com features clássicas dos modelos BlackBerry, como o teclado Qwerty, além de uma nova tecla especial para acessar diretamente o BlackBerry Messenger (BBM), rede social móvel da RIM. Os novos modelos Curve vêm pré-carregados com apps do Facebook e do Twitter, além do aplicativo Social Feeds 2.0 para realizar atualizações em redes sociais simultaneamente e capturar atualizações de notícias (RSS) e aplicativos de mensagens instantâneas.

Análise

Com os aparelhos Curve 9220 e 9320, a BlackBerry parece estar investindo em uma estratégia de oferecer aparelhos de baixo custo em mercados onde a quantidade de novos entrantes na telefonia móvel de banda larga ainda é bastante significativa. A estratégia tem razão de ser: com efeito, a América Latina foi a região do mundo que mais cresceu para a RIM em 2011.

Vale lembrar que a RIM vem amargando significativas perdas para Samsung e Apple nos mercados europeus e norte-americano, o que torna ainda mais significativos os bons resultados obtidos na América Latina. Segundo dados da empresa, as 10 maiores empresas do Brasil adotam o BlackBerry como dispositivo corporativo. Entre os bancos brasileiros, a adoção também é alta: segundo a RIM, 9 entre 10 dos maiores bancos do País usam BlackBerry