Bill Gates diz que seu tempo dedicado à Microsoft vai aumentar ‘substancialmente’

Ele assume o cargo de 'conselheiro de tecnologia' do novo CEO, Satya Nadella

O cofundador da Microsoft, Bill Gates, disse que vai gastar uma parte “substancialmente” maior de seu tempo à companhia que ajudou a criar, assumindo o cargo de “conselheiro de tecnologia” do novo CEO, Satya Nadella. A declaração foi feita em um depoimento em vídeo publicado hoje pela Microsoft.

Gates diz que gastará “cerca de um terço” de seu tempo a encontros com grupos de desenvolvimento de novos produtos, e que a experiência será “divertida”. A aproximação de Gates ao setor de criação de novos produtos já havia sido adiantada pela imprensa nos últimos dias.

Satya Nadella foi anunciado hoje como novo CEO da Microsoft. Ele substitui Steve Ballmer e é o terceiro a ocupar o cargo, que também pertenceu ao próprio Gates.

Nadella é funcionário da MS há 22 anos. Antigo VP da divisão de nuvem e corporativa da MS, o indiano chefiava os serviços de nuvem e de ferramentas de desenvolvimento da companhia, como Windows Azure, Windows Serve, SQL Server, Visual Studio e System Center – o que talvez aponte rumos que a empresa pode tomar sob seu controle. Da infra-estrutura que comandava, dependem hoje serviços como Bing, SkyDrive, Xbox Live e Skype, por exemplo.

Nadella nasceu em Hyderabad, na Índia e se junto à Microsoft em 1992. Antes, era parte da equipe técnica da Sun Microsystems, e se formou em engenharia elétrica na Universidade de Mangalore. Ainda obteve mestrados em ciência da computação na Universidade de Wisconsin e em administração de empresas na Universidade de Chicago.

Na Microsoft, ele ainda ocupou cargos na divisão de servidores, fazendo a passagem para a estrutura de nuvem. Ele também foi vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento na divisão de serviços online e vice-presidente da divisão de negócios.

//www.youtube.com/embed/M5BhQVuRcTk