Bélgica usará aparelho que bloqueia carro se motorista beber

Bélgica usará aparelho instalado em veículos que mede o grau de alcoolemia do motorista e impede, em caso de exceder o limite permitido, a partida do automóvel

Bruxelas – A Bélgica utilizará pela primeira vez o dispositivo alcolock, um aparelho instalado no veículo que mede o grau de alcoolemia do motorista e impede, em caso de exceder o limite permitido, a partida do automóvel.

O aparelho será utilizado pela primeira vez no país para controlar um motorista da cidade de Gent condenado por dirigir alcoolizado, informou o jornal “Le Soir”

O homem terá que pagar as despesas de instalação (3.700 euros) e terá que usar o dispositivo para medir o nível de alcoolemia antes de assumir o volante.

Caso supere 0,2 miligramas de álcool, o aparelho bloqueará o sistema de partida de veículo.

Há quatro anos a lei permite na Bélgica a instalação deste tipo de dispositivos em veículos particulares, mas esta é a primeira sentença que decreta a utilização do alcolock. Em 2011, uma condenação similar foi alterada após um recurso de apelação.

Segundo a lei do país, o juiz pode determinar o uso do medidor em casos em que o motorista foi flagrado dirigindo com mais de 0,8 miligramas de álcool ou em caso de reincidência nos três anos seguintes à sentença.