Baidu, concorrente do Google, estreia serviço em português

O Baidu, maior buscador chinês, que já opera com sede brasileira há meses, hoje lançou formalmente seu serviço em português do Brasil

São Paulo – A empresa chinesa de tecnologia Baidu anunciou nesta quinta-feira  o lançamento de seu serviço de buscas em português. 

Um dos recursos apresentados foi a Smart Searchbox, que prevê os resultados de pesquisa dos usuários antes mesmo que eles terminem de digitar. O mecanismo também exibe automaticamente os conteúdos mais relevantes na caixa de pesquisa.

Lembrou do Google? Então saiba que a interface do buscador do Baidu também é bastante parecida com a página de pesquisas da empresa rival, com um espaço para a busca e apenas o logotipo da empresa logo acima.

Mas, diferente de seus concorrentes, o mecanismo do Baidu oferece características sociais, permitindo ao usuário “curtir” resultados que considere relevantes diretamente na página de resultados. De acordo com os desenvolvedores do engine, “o objetivo é que a busca em português exiba não só resultados confiáveis e precisos, mas também respostas ‘inteligentes e sociais’, de forma a transformar a busca em uma experiência agradável e personalizada”.

O anúncio da novidade foi feito em um evento em Brasília, que contou com a participação da presidente Dilma Roussef e do presidente chinês Xi Jinping, já que a data coincidiu com o aniversário de 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Brasil e China. 

Para verificar o serviço, basta acessar o endereço http://br.baidu.com.