Baidu anuncia compra do Peixe Urbano

Com a aquisição, o chamado 'Google chinês' vai investir no segmento móvel

O Baidu anunciou nesta quinta-feira (9/10) a compra do controle do site brasileiro de e-commerce Peixe Urbano. O valor da transação não foi revelado.

Para o Peixe Urbano, nada muda em termos de estratégia de negócio nem na gestão de pessoas. O que acontece é que agora a empresa brasileira terá acesso a mais capital e tecnologias que ajudam em sua expansão no mercado. Ambas as companhias citaram sinergia de planejamento para justificar o negócio.

“A coisa mais importante que consideramos é que vimos que o Peixe Urbano se encaixaria perfeitamente na nossa estratégia de conectar usuários a serviços, diminuindo a distância entre eles”, afirmou Yan Di, diretor-geral do Baidu no Brasil, em entrevista a INFO.

“O que acontece é que conseguiremos acelerar nosso crescimento. Agora, temos muito mais capital para investir e também tecnologia de ponta”, disse Julio Vasconcelos, fundador e presidente do Peixe Urbano. “Nada de significativo muda, a equipe continua a mesma, a estratégia é a mesma. Vimos grande sinergia entre as empresas, as duas acreditam muito no crescimento de mobile no Brasil.”

O site de e-commerce tem 30 mil empresas cadastradas e vende cupons de desconto para 25 milhões de internautas. Atualmente, a empresa tem operações em 40 cidades. Já o Baidu é uma companhia líder de buscas no restrito e controlado mercado de internet da China, estando na frente dos concorrentes Soso.com e Google. Além do mercado de pesquisas online, o Baidu investe em diversos segmentos e possui até mesmo projetos de óculos inteligentes, chamados Eye, e um carro autônomo.

O Baidu chegou oficialmente ao mercado brasileiro em novembro de 2013 com produtos voltados para web, mobile e PC. Atualmente, a empresa tem um escritório em São Paulo com 20 funcionários.