Atualização faz do Windows 10 uma casa virtual

Atualização do Windows 10 traz capacidades novas em relação a realidade virtual, transformando o computador em uma casa virtual

São Paulo – A Microsoft liberou uma grande atualização para o sistema Windows 10. O Fall Creators Update segue a ideia da Microsoft de liberar duas atualizações anuais para o sistema.

Entre muitas novidades práticas para usuários, uma mais ousada chama bastante a atenção. A Microsoft traz o que chama da realidade mista ao Windows 10. Junto com o update, fabricantes como Lenovo, HP e Acer estão lançando óculos de realidade virtual para uso com o Windows 10.

Com a atualização, a Microsoft mostra um pouco da sua visão para o futuro da computação. Conectar os óculos de realidade mista ao Windows 10 transforma o computador em uma casa.

O uso do termo casa não é uma analogia. O usuário é transportado a uma casa virtual. Lá, aplicações tomam forma de quadros que podem ser pendurados nas paredes ou de objetos de decoração.

O app da Netflix, por exemplo, funciona como um grande quadro no qual o usuário pode assistir às séries e aos filmes. É possível até jogar games do Xbox, console de videogame da Microsoft, usando os óculos. A casa é rodeada por um cenário paradisíaco mesclando montanhas de um lado e um mar de outro.

Casa da realidade virtual do Windows 10, da Microsoft

Os óculos para realidade mista da Microsoft têm uma diferença importante em relação a outros produtos parecidos: estão equipados com duas câmeras na frente. Graças a isso, não são precisos outros sensores para entender a movimentação da cabeça do usuário.

Em espaços limpos (sem móveis ou objetos) é possível se deslocar pelo interior da casa ao andar no mundo real. Caso o ambiente não esteja preparado, é possível fazer essa movimentação virtual por meio do próprio computador (por mais que a própria Microsoft não ache esse o melhor jeito, já que os olhos estão tampados pelos óculos) ou usando um controle de Xbox One.

Um próximo passo é fornecer a usuários sensores que podem ser usados nas mãos para que a interação com o conteúdo seja mais gestual.

Headsets

Para essa imersão, é preciso usar um dos óculos de realidade mista. São cinco fabricantes trabalhando com a Microsoft neste primeiro momento. Lenovo, Dell, Acer, Asus, HP e Samsung.

No Brasil, a Lenovo já está vendendo o seu produto. O Lenovo Explorer é lançado por 2.499 reais e já pode ser comprado na loja online da marca.

EXAME testou o aparelho e conheceu a casa virtual do Windows 10. O Lenovo Explorer é confortável para uso e fácil de ser ajustado.

O aparelho, assim como todos os outros de realidade mista, se conecta a um computador por meio de HDMI e USB.

Todo o processamento é realizado no próprio computador. Por conta disso, as especificações mínimas exigidas do notebook ou computador são altas. A tecnologia demanda alto poder de processamento e pede uma placa dedicada de vídeo.