Assistente pessoal da Amazon terá versão para Windows 10

Alexa chegará aos PCs para rivalizar com a Cortana, da própria Microsoft

São Paulo – A Alexa, a assistente pessoal da Amazon, terá versão para Windows 10 em breve. Fabricantes de computadores, como HP, Lenovo, Asus, e Acer, já têm parcerias com a empresa para colocar a Alexa em seus produtos.

Essa inteligência artificial da Amazon foi lançada em 2014, nos alto-falantes da linha Echo–que nunca chegaram ao mercado brasileiro. Basicamente, ela funciona para darmos comandos de voz para comprar produtos na loja online da empresa, fazer anotações e perguntas rápidas do cotidiano sem precisar tirar o smartphone do bolso.

Nos computadores com sistema Windows 10, já temos uma solução similar que é da própria Microsoft: a Cortana. Logo ao abrirmos o menu iniciar, ela está lá. A Microsoft a colocou como principal ferramenta de busca do sistema. Você pode optar por pesquisas tradicionais ou dar comandos de voz à ela.

No entanto, como nota o site Thurrott.com, especializado na cobertura de assuntos relacionados à Microsoft, a quantidade de recursos da Alexa é superior em comparação com a Cortana. São 25 mil funções na inteligência artificial da Amazon contra 300 da Microsoft, que ganhou poucas novidades nos últimos meses.

O aplicativo da Alexa para computadores com Windows 10 deve ficar pronto entre março e julho deste ano.

A parceria da Amazon com as fabricantes de PCs foi anunciada na semana em que começa a CES, a maior feira de tecnologia dos Estados Unidos, que acontece em Las Vegas, em Nevada.