As empresas que mais gastam em inovação

Análise mundial realizada pela consultoria Booz&Company levantou as companhias de capital aberto que mais assinam cheques em prol da pesquisa e desenvolvimento

São Paulo – A Global Innovation 1000, pesquisa elaborada pela consultoria Booz&Company, revela quem são as empresas que mais concentraram recursos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) em 2010. A Roche Holding AG levou a primeira posição, seguida pela Pfizer, Novartis, Merck e Toyota.

O estudo mostra ainda que as 1000 empresas de capital aberto que participam do levantamento aumentaram em quase 9,5% os investimentos na área de inovação em relação ao ano anterior. No que diz respeito aos segmentos que mais gastaram com P&D, a liderança permanece com o setor de informática (28%), seguido pela saúde (22%) e automotivo (15%).

Segundo a consultoria, os números são promissores e indicam que as empresas deixaram pra trás a estratégia de corte de investimentos observada em 2009, e voltaram a gastar em novas ideias. O retorno à trajetória positiva é, entretanto, capcioso. “O crescimento do P&D de 2010 confirma um compromisso contínuo com o investimento. No entanto, grande parte do crescimento é atribuído ao fato de que as empresas estão tentando recuperar o atraso”, explica Ivan de Souza, presidente da Booz & Company para a América Latina.

Apesar do diagnóstico, a volta a um patamar de crescimento pré-crise não deixa de ser um bom indicador e até mesmo o Brasil conta com bons números. De acordo com a pesquisa, quatro das cinco representantes canarinhas na lista – CPFL Energia, Embraer, Petroleo Brasileiro, Totvs, ampliaram investimentos em P&D, de 1,9 bilhão de dólares em 2009 para 2,1 bilhões de dólares em 2010. A Vale foi a única brasileira a reduzir investimentos no setor, de 1,115 bilhão de dólares para 891 milhões de dólares, segundo o estudo. Entretanto, de acordo com a Vale, a empresa aumentou  em 12,5% os investimentos em P&D, de 2009 para 2010.

*Atualização realizada no dia 26/10.


Porém, assinar mais cheques e gastar mais dinheiro que a concorrência não é, necessariamente, sinônimo de sucesso quando o assunto é criatividade e inovação. A pesquisa levantou que dentre empresas consideradas pelos entrevistados como as mais efetivamente inovadoras do mundo, apenas três (Microsoft, Toyota e Samsung) figuram entre as que gastam mais. Confira:

As 10 empresas que mais investiram em P&D no ano passado:

table.tableizer-table {border: 1px solid #CCC; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px;} .tableizer-table td {padding: 4px; margin: 3px; border: 1px solid #ccc;}
.tableizer-table th {background-color: #104E8B; color: #FFF; font-weight: bold;}

Lugar Empresa
Roche Holding
Pfizer
Novartis
Microsoft
Merck
Toyota
Samsung
Nokia
General Motors
10º Johnson & Johnso

As 10 empresas consideradas mais inovadoras:

table.tableizer-table {border: 1px solid #CCC; font-family: Arial, Helvetica, sans-serif; font-size: 12px;} .tableizer-table td {padding: 4px; margin: 3px; border: 1px solid #ccc;}
.tableizer-table th {background-color: #104E8B; color: #FFF; font-weight: bold;}

Lugar Empresa
Apple
Google
3M
GE
Microsoft
IBM
Samsung
P&G
Toyota
10º Facebook