As 5 melhores novidades do novo Windows 10

Atualização do sistema para criadores oferece várias formas de interagir com telas sensíveis ao toque e também com usuários na internet

São Paulo — A Microsoft está prestes a liberar uma importante atualização do Windows 10, que deve chegar gratuitamente a 400 milhões de computadores a partir do dia 11 de abril.

Chamada de Atualização para Criadores, ela traz diversas novidades com foco em notebooks com telas sensíveis ao toque e também reformulações do sistema que atingem todos os PCs, como a versão 3D do Paint.

Para Gustavo Lang, diretor de Windows na Microsoft Brasil, o sistema operacional se beneficia do ciclo de atualizações menores do que no passado para oferecer mais recursos inovadores e mais segurança aos usuários.

Computadores mais antigos também devem se beneficiar com as melhorias do update, segundo Lang. Além de ajustes de desempenho e correções de bugs, os aparelhos receberão grande parte das inovações do sistema, exceto pelas novas capacidades de usar canetas para desenhar na tela, relacionadas ao Windows Ink.

Um exemplo é um novo recurso para quem joga no computador, o modo jogo. Você pode rapidamente gravar um clipe de vídeo da sua partida e também transmistir o seu jogo para a internet na plataforma Beam, da própria Microsoft, também usada no console da marca, o Xbox.

A atualização de criadores chega em um momento em que o mercado de PCs sofre tempos de queda. Segundo dados da IDC, o número de computadores vendidos no terceiro trimestre de 2016 foi 35% menor do que o do mesmo período no ano anterior.

A consultoria aponta os celulares como vilões do mercado, pois consumidores preferem smartphones com configurações avançadas a PCs. O valor dos aparelhos também apresentou queda de 105 reais, chegando ao preço médio de 2.334 reais pago por unidade.

Conheça a seguir as principais novidades do Windows 10 para Criadores.

Paint 3D

Velho conhecido dos usuários de Windows, o Paint agora tem suporte para criações tridimensionais. Como não há nenhum aplicativo de escaneamento 3D para Android, iPhone ou Windows Phone, a Microsoft precisava oferecer alguma maneira de criar objetos tridimensionais que podem, futuramente, ser usados em dispositivos de realidade aumentada, mista ou virtual, como o HoloLens.

No Paint 3D, você pode deixar sua criatividade correr solta para criar o que conseguir imaginar. Uma novidade bacana é que a empresa também oferece um site que reúne criações interessantes de outros usuários, o que pode facilitar a vida de quem quer ter um primeiro contato com esse tipo de software.

Segurança

A Microsoft reforçou o software de proteção Windows Defender e simplificou controles de segurança para ajustar o firewall, gerenciar a instalação de programas e controlar o acesso a páginas indevidas para crianças. A empresa reuniu esses e outros recursos em uma central de comando.

Outra novidade é que o seu PC com Windows 10 pode ser bloqueado automaticamente quando seu celular, pareado via Bluetooth, não estiver mais por perto. Quando o seu aparelho sair do alcance do computador ou notebook, o sistema é bloqueado para que ninguém use sua máquina sem sua permissão.

Microsoft Edge

O navegador padrão do Windows 10 ganhou melhorias na gestão de abas. Segundo Lang, muitas pessoas utilizam o aplicativo como uma lista de tarefas no dia a dia, mas acabavam se perdendo em meio a tantas abas. Com as novidades, a Microsoft espera que os usuários adotem o Edge e se organizem com mais facilidade no trabalho.

Windows Ink

O recurso que surgiu como apenas uma forma de fazer anotações e agora começa a fazer parte do sistema. Por exemplo, é possível traçar uma rota no aplicativo de Mapas do Windows ao desenhar com uma caneta para telas sensíveis ao toque sobre o mapa de um determinado local.

Em documentos, você pode fazer anotações à mão. Para que a visualização não fique confusa, os dados aparecem conforme foram escritos. Em vídeos e fotos, o recurso de desenho ou escrita também funciona.

Games

Para jogos, a Microsoft colocou um modo jogo no Windows 10. Agora você pode fazer uma gravação ou transmissão ao vivo do seu gameplay com facilidade. O novo recurso é ativado com o atalho de teclado Windows + G.