Apps falham no iPhone e desenvolvedores culpam a Apple

Aplicativos travam ao ser iniciados no iPhone, no iPad e no iPod touch e a culpa parece ser do sistema de proteção contra cópia da Apple

São Paulo — Diversos aplicativos para iPhone e iPad publicados ou atualizados nos últimos dias na App Store, da Apple, têm falhado imediatamente quando o usuário tenta usá-los. O problema afeta até títulos conhecidos, como Angry Birds Space, Instapaper e Ice Age Village. E os desenvolvedores dizem que a culpa é da Apple.

Marco Arment, criador do Instapaper, descreveu o problema em seu blog: “Minutos após a Apple ter aprovado a atualização do Instapaper para a versão 4.2.3, recebi uma enxurrada de mensagens e tuítes de usuários reclamando. O aplicativo trava quando é iniciado”, escreveu ele.  

“Isso não fazia sentido. Obviamente, a Apple tinha revisado o app. E ele funcionou para eles. O arquivo que eu enviei funcionava perfeitamente. Mas quando baixo a atualização da App Store, ela trava ao iniciar”, continua ele. Ament descobriu que o essa morte súbita acontece com vários outros aplicativos, e tem sido observada em diversas regiões do mundo. 

A falha parece ter afetado apps que foram publicados ou atualizados na terça e na quarta-feira. Vários outros desenvolvedores – como os que criaram o GoodReader e o Scanner Pro – também divulgaram a questão. Alguns recomendam que os usuários não instalem nenhuma atualização até que se confirme que a questão foi resolvida. 

O culpado, ao que tudo indica, é o Fairplay, o sistema de proteção contra cópia da Apple. A empresa da maçã adiciona, a cada aplicativo recebido para publicação na App Store, um trecho de código que acrescenta esse controle. Como os apps funcionam nos testes dos desenvolvedores e deixam de funcionar depois de publicados, esse código é o principal suspeito.

Marco Ament diz que avisou à Apple sobre a falha e que ela foi, de alguma maneira, corrigida. Pelo menos no caso do Instapaper, novas cópias baixadas da App Store funcionam normalmente. Ele recomenda que, se alguém ainda tiver problemas, deve apagar o aplicativo no iPhone ou iPad e baixá-lo novamente.

Atualização (6/07/2012; 14:20) — Numa mensagem enviada ao site All Things D, a Apple confirmou que havia um bug num dos seus servidores que causava a falha nos aplicativos. A empresa diz que já resolveu o problema.