Apple testa van misteriosa com sensores e câmeras

Uma van equipada com sensores e câmeras sugere que a Apple pode estar desenvolvendo um carro sem motorista ou um serviço como o Google Street View

São Paulo — Uma van misteriosa que parece estar a serviço da Apple tem sido vista circulando perto de São Francisco, na Califórnia. O carro é um Dodge Grand Caravan azul escuro com um conjunto de sensores e uma dúzia de câmeras no teto. 

Um dos sensores parece ser um Lidar, dispositivo que usa raio laser para medir distâncias. Pode tanto servir para mapeamento como para orientar um sistema de direção robótica. Além disso, o carro tem cabos conectados às rodas.

A van foi vista no início desta semana em Concord, um subúrbio de San Francisco. A emissora de TV local KPIX, da rede CBS, descobriu que o veículo havia sido alugado pela Apple em regime de leasing. 

O carro é semelhante a outro, branco, filmado em setembro no bairro do Brooklyn, em Nova York (veja o vídeo no final do texto).

A aparição da van tem feito muita gente especular que a Apple poderia estar desenvolvendo um carro autônomo ou um serviço como o Google Street View. 

O site 9to5Mac apurou que a Apple não tem permissão para testar carros autônomos. Mas é possível que ela esteja fazendo o teste em parceria com alguma outra companhia que tenha essa permissão. A Apple foi consultada pela imprensa americana mas, como geralmente acontece, não quis falar sobre o assunto.

Outra possibilidade é que a Apple esteja desenvolvendo algum serviço no estilo do Google Street View, que a associa fotos aos lugares mapeados pelo Google Maps. Nesse caso, faria sentido ela começar os testes em Nova York e San Francisco. 

Por enquanto, a atuação da Apple na área automobilística limita-se ao CarPlay, sistema que conecta o iPhone a um computador de bordo no painel dos veículos. Veja o vídeo da van que foi filmada em Nova York: