Apple Maps usa 80% menos dados que o Google Maps no iOS

Nova aplicação de mapas da Apple chega a ser cinco vezes mais eficiente no consumo de dados do que o app Google Maps

São Paulo – Após muitas reclamações e um pedido de desculpas do CEO Tim Cook, o novo aplicativo de mapas da Apple parece ter conquistado seu primeiro trunfo contra o Google Maps.

Uma análise feita pelo site Onavo, mostra que a nova aplicação de mapas da Apple chega a ser cinco vezes mais eficiente no consumo de dados do que o app Google Maps para a plataforma iOS.

Ao utilizar vetores gráficos, o aplicativo Apple Maps não necessita refazer o download das imagens toda vez que o usuário modificar a visualização do mapa, resultando assim em um menor consumo de dados.

“No Google Maps a média de dados baixados da rede do celular para cada trajeto chega a 1,3MB. Já no Apple Maps chega a 271KB. Ou seja, 80% menos consumo de dados. Em algumas ações, como dar um zoom, a eficiência do app da Apple atinge 7 vezes mais que seu concorrente”, concluiu a análise.

A versão do Google Maps para Android utiliza vetores gráficos, mas a empresa nunca integrou esta tecnologia para seu aplicativo na plataforma iOS.