Apple ganha parecer favorável em processo aberto por Samsung

Câmara de Comércio dos EUA deu ganho de causa à fabricante do iPhone em um processo aberto pela coreana, que alega o uso indevido de suas patentes de tecnologia sem fio

São Paulo – A Câmara Internacional de Comércio dos Estados Unidos (ITC, na sigla em inglês) deu ganho de causa à Apple em um processo aberto pela Samsung.

A companhia sul-coreana alegava o uso indevido de patentes de tecnologia sem fio pela fabricante do iPhone. A decisão, divulgada na sexta-feira, 14, e assinada pelo juiz James Gildea, ainda precisa aguardar o parecer dos demais membros do órgão, mas o pedido de proibição das vendas de produtos da Apple continua sem efeito.

De acordo com o The Wall Street Journal, o parecer da ITC segue jurisprudência criada em razão de um longo julgamento de um tribunal na Califórnia, que aplicou à Samsung multa de mais de US$ 1 bilhão por “causar danos à rival com a cópia do design de seus produtos e o uso indevido de patentes”.

Em nota enviada ao jornal norte-americano, a fabricante sul-coreana disse confiar na reversão da decisão e impedir que a Apple “utilize livremente” sua tecnologia. “Estamos orgulhosos de nossa longa história de inovação na indústria de mobilidade e continuaremos defendendo nossos direitos de propriedade intelectual”, afirma o comunicado. A Apple não quis comentar o assunto.