Apple anuncia sistema operacional para carros

O CarPlay, sistema da Apple para carros, integra as funcionalidades do iPhone ao painel de motorista e aos alto-falantes e pode ser controlado por voz ou toque

São Paulo – A Apple anunciou hoje o lançamento do CarPlay, sistema operacional para carros que integra o iPhone ao veículo permitindo o acesso a todas as funções do smartphone. A plataforma terá sua estreia oficial no Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça, que será realizado entre os dias 6 e 16 de março. O CarPlay integra as funcionalidades do iPhone ao painel de motorista e aos alto-falantes e pode ser controlado por voz ou toque, tanto na tela do sistema de bordo quanto por botões do próprio carro. A Siri, sistema de voz da Apple, por exemplo, pode ser acionada com um toque em um botão no volante.

Por meio da plataforma, o usuário consegue acessar no painel do carro os contatos do iPhone, fazer ligações, ouvir o correio de voz, usar mapas e escutar músicas, inclusive por aplicativos de terceiros, como o streaming de música Spotify. É possível também solicitar que a Siri leia mensagens de textos e ditar a resposta a ser enviada. “Usuários de iPhones querem ter o conteúdo do celular acessível na ponta dos dedos. O CarPlay deixa os motoristas usarem seus iPhones no carro com o mínimo de distração”, disse o vice-presidente de marketing de produtos do iOS e iPhone, Greg Joswiak, em nota.

O CarPlay chegará ao mercado ainda este ano em veículos da Ferrari, Mercedes Benz e Volvo. Posteriormente, será incorporado também por outras montadoras como BMW, Ford, General Motors, Honda, Hyundai, Citroën e Toyota.

O sistema estará disponível como uma atualização para o iOS 7 nos modelos iPhone 5, 5S e 5C. O preço e datas de lançamento não foram divulgados.

Android

A Apple anunciou o desenvolvimento do CarPlay, inicialmente batizado de “iOS in the car”, no ano passado. Em janeiro deste ano, na Consumer Electronics Show (CES), maior evento de tecnologia do mundo, realizado em Las Vegas, foi a vez do Google anunciar parceria com as montadoras Audi, General Motors, Honda e Hyundai, e com a fabricante de chips Nvidia, para criar a Aliança Automotiva Aberta, que pretende levar o sistema Android para os carros até o fim deste ano.

Os investimentos em sistemas operacionais para veículos foram intensificados nos últimos meses diante da perspectiva de que em 2016 a conectividade será um fator crítico na decisão de compra de um carro. Segundo pesquisa da empresa GSMA, em cinco anos existirão 60 milhões de carros conectados em todo o mundo. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.