Apple anuncia iPhones 6s e 6s Plus com tecnologia 3D Touch

Tecnologia se assemelha com o Force Touch presente no MacBook de 2015

São Paulo – A Apple anunciou, nesta quarta-feira (9), os novos iPhones 6s e 6s Plus. Os aparelhos são visualmente similares aos antecessores, mas contam com uma tecnologia chamada 3D Touch. Com ela, é possível tocar no display e, por exemplo, conferir a pré-visualização de uma foto no Instagram

Com foco em aumentar a produtividade, o 3D Touch permite que o usuário interaja com aplicativos sem precisar abri-los. Dá até para tirar selfies sem abrir o app de câmera. Já em um aplicativo como o Apple Maps, é possível pressionar com um pouco mais de força do que o normal para ativar um menu de acesso rápido. Nele, você pode marcar a sua localização, o que é útil na hora de lembrar onde você estacionou o carro. 

O 3D Touch se assemelha com o Force Touch, uma tecnologia presente no MacBook de 2015, que permite ao usuário realizar tarefas parecidas, mas no notebook. A novidade que chega somente nos novos iPhones também pode ser aproveitada por desenvolvedores de aplicativos. Segundo a Apple, o 3D Touch é um sistema dinâmico integrado profundamente com o iOS 9. 

Em termos de potência, os smartphones contam com o chip A9 e com o coprocessador M9. Com esse conjunto de hardware, a assistente pessoal Siri agora pode ser ativada com o comando de voz “Hey, Siri” mesmo quando ele estiver longe da tomada. O recurso é parecido com o que vemos nos smartphones da Motorola, o Moto X e o Moto Maxx, que têm o Google Now sempre alerta. Aliás, neles, o comando de ativação pode ser alterado pelo usuário.

Os iPhones 6s e 6s Plus também ganharam uma nova opção de cor: ouro rosado. 

Cores: iPhones 6s e 6s Plus estarão disponíveis também na cor ouro rosado (Reprodução/Apple)

Os aparelhos chegam ao mercado americano e em oito países em 25 de setembro. Se a história se repetir, veremos os produtos chegando ao mercado brasileiro antes do Natal. Os preços dos iPhones nos Estados Unidos são os seguintes:

– iPhone 6S 16 GB: 549 dólares
– iPhone 6S 64 GB: 649 dólares
– iPhone 6S 128 GB: 849 dólares
– iPhone 6S Plus 16 GB: 649 dólares
– iPhone 6S Plus 64 GB: 749 dólares
– iPhone 6S Plus 128 GB: 949 dólares

Os aparelhos também ganharam inovações nas câmeras. A principal, chamada iSight, agora fotografa com 12 megapixels e filma em 4K. Já a frontal, a Facetime Camera, tira selfies com 5 megapixels.

A Apple também anunciou um programa de troca para o mercado americano. Pagando uma mensalidade, o consumidor tem direito a receber um iPhone por ano. No entanto, a empresa não informou se esse modelo de vendas será trazido ao Brasil.