Apple anuncia chegada do OS X El Capitan para 30 de setembro

Na Apple, os “easter eggs” foram banidos por Steve Jobs, mas voltaram a ser utilizados em 2012 no OS X Mountain Lion

São Paulo – Durante o evento que anunciou os novos iPhones 6S e 6S Plus e o iPad Pro nesta quarta-feira (9), a Apple revelou — por meio de um “easter egg”— a data de lançamento do OS X El Capitan: o sistema operacional chega no dia 30 de setembro.

A data foi revelada durante uma demo da função 3D touch (que permite usar a pressão do dedo sobre a tela) dos novos iPhones.

Quando Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software, demonstrava a nova funcionalidade no aplicativo de e-mail, ele abriu uma mensagem enviada por Phil Schiller, vice-presidente de marketing, que dizia:

“Caros, El Capitan está incrível e o feedback da versão beta é fantástica. Devemos disponibilizar aos clientes o mais rápido possível. A data de lançamento do El Capitan é 30 de setembro”.

No final do e-mail, a brincadeira continua com uma irônica mensagem marcada de cor vermelha: “Confidencial e super secreto”.

Brincadeiras desse tipo são comuns no mundo da tecnologia. Chamadas de “easter eggs”, são mensagens ocultas que foram pensadas para serem descobertas, revelando datas de lançamento, jogos ou apenas piadas.

Na Apple, os “easter eggs”foram banidos por Steve Jobs, mas voltaram a ser utilizados em 2012 no OS X Mountain Lion.

Próximos Nomes

Em outro e-mail aberto por Federighi, o executivo de marketing Brian Croll sugere que é chegado o momento do ano em que a equipe precisa fazer a viagem de reconhecimento a novos lugares que poderão dar o nome ao próximo OS X.

Na lista de sugestões, aparecem as cidades californianas de Manteca, Tehachapi e Arroyo Grande.

Desde a versão 10.9, a Apple dá nomes de locais para os seus sistemas operacionais. Mavericks, por exemplo, é uma famosa localidade de surfistas na Califórnia; Yosemite é um parque no mesmo estado americano e El Capitan é uma montanha dentro deste mesmo parque.