App traz ao iPad um fascinante passeio pelo mundo dos robôs

Robots for iPad é uma enciclopédia completa com informações, vídeos e fotos de 126 robôs de 19 países

São Paulo — De brinquedos fofinhos a temerárias máquinas de guerra, o mundo dos robôs ganhou uma variedade impressionante nesta última década. O aplicativo Robots for iPad, do Instituto dos Engenheiros de Eletricidade e Eletrônica (IEEE) americano, apresenta essa fauna robótica com enorme riqueza de informações, imagens e animações. 

O app inclui 126 robôs de 19 países. A lista vai de humanoides como o Honda Asimo a modelos de uso industrial, passando por robôs domésticos, militares e de brinquedo. O único brasileiro na lista é o Chico, construído pela Petrobras em 2008. O texto informa que ele foi concebido para inspecionar tubulações na Amazônia e que seu nome é uma homenagem ao ambientalista Chico Mendes. 

Muitas das fotos incluídas nessa enciclopédia da robótica permitem que o usuários interaja com elas. Algumas são imagens em 3D, que podem ser giradas com os dedos, o que permite observa o robô de diferentes pontos de vista. Outras são animações, que mostram algum movimento do robô quando tocadas. 

No total, são mais de 500 fotos, centenas de vídeos e dezenas de entrevistas com especialistas, além de artigos sobre o assunto. O app também tem um lado menos sério, como um recurso que permite que o usuário dê uma nota para a aparência do robô – de horroroso a agradável. É também possível ver os robôs ordenados em função das notas dadas pelos usuários.

Robots for iPad tem, entre seus autores, o brasileiro Erico Guizzo, que é editor do blog Automaton, do IEEE. Custa 1,99 dólar na App Store e é compatível com todos os modelos do tablet da Apple. No iPad da primeira geração, porém, as imagens em 3D não podem ser vistas na tela inteira. O conteúdo está em inglês. E é bom notar que o app tem mais de 400 megabytes de dados, o que significa que seu download pode ser demorado dependendo da conexão. Veja um vídeo sobre o app:

(o preço do aplicativo foi atualizado em 18/12, 9h)