App do Facebook para iPhone fica duas vezes mais rápido

O Facebook atualizou seus apps para iPhone e Android. A versão para iOS ficou mais rápida e ganhou novas funções para envio de mensagens e fotos

São Paulo — O Facebook atualizou, nesta quinta-feira, seus aplicativos para iOS e Android. E as novidades são muito bem vindas, especialmente para quem usa iPhone ou iPad. Nos dispositivos da Apple, o app, que incomodava os usuários pela lentidão, ficou duas  vezes mais veloz. E ele ainda incorporou funções dos apps Facebook Messenger e Facebook Camera. 

“O Facebook 5.0 para iOS é duas vezes mais rápido que a versão anterior quando é aberto e ao rolar a lista de notícias e abrir fotos nela”, escreveu Mick Johnson, gerente de produto do Facebook, no site da empresa. Ele diz que o app foi reescrito do zero para que ficasse mais veloz (enquanto as versões anteriores foram desenvolvidas na linguagem HTML5, a nova foi escrita em Objective-C).

Antes, as notícias demoravam vários segundos para aparecer quando o app era acionado. Agora, o processo é quase instantâneo. Além disso, há outros retoques. Quando se olha o fluxo de notícias, um aviso aparece no topo sempre que um item novo é acrescentado. E, no iPad, pode-se ver a linha do tempo do usuário. O Facebook 5.0 já está disponível na App Store.

O Facebook para Android também ganhou uma atualização hoje, mas ela não traz mudanças radicais. Os acréscimos são funções que facilitam a criação de eventos e a publicação de fotos. Agora, é possível selecionar e transferir múltiplas imagens para a rede social numa única operação.