App do Facebook em 360º faz usuário viajar sem sair do lugar

Primeiro app da rede social reúne fotos e vídeos de pontos turísticos

São Paulo – O Facebook lançou nesta semana o seu primeiro aplicativo oficial em 360 graus, chamado Facebook 360. Ele funciona com o Gear VR, os óculos de realidade virtual da Samsung, que usam smartphones da marca como tela (Galaxy S6 e S7 edge).

Ao fazer login, o usuário é levado para os conteúdos mais interessantes em realidade virtual, seja, fotos e vídeos de pontos turísticos ou imagens aéreas de paisagens campestres ou grandes cidades. Também é possível encontrar vídeos feitos pelo New York Times e outros jornais.

Movimentando sua cabeça, o smartphone faz com que as imagens acompanhem o que você vê, dando a impressão de você estar realmente no local da foto ou do vídeo.

Utilizando os controles embutidos do Gear VR disponível no mercado, você pode interagir com a realidade virtual como se estivesse usando um cursor de mouse. Isso deve mudar com o controle dedicado que a Samsung apresentou na CES deste ano.

Por enquanto, você pode usar o controle para curtir uma foto na prévia com descrição (praticamente todas estão em inglês) ou então usar as reações, pressionando e segurando o botão de comando do Gear VR.

A resolução das imagens, combinada com a resolução Quad HD da tela do Galaxy S7 edge usado nos testes, foi boa o suficiente para esconder os pixels das imagens – mas tudo depende da velocidade da sua conexão de internet. Se a rede for boa, você pode ter a sensação de estar em outro lugar, mesmo sem ter sequer se levantado do sofá.

Ainda não há nada tão sofisticado no app do Facebook quanto aquela animação que Mark Zuckerberg compartilhou ao contratar o brasileiro Hugo Barra como chefe da divisão de realidade virtual. Mas o Facebook 360 já é um início.