App alertará usuários desatentos com fones de ouvido

A startup One Llama criou o aplicativo Audio Aware, que irá alertar usuários que estiverem com fones de ouvido sobre situações perigosas ao redor.

Uma startup americana desenvolve uma tecnologia que pretende imitar o funcionamento do ouvido humano para facilitar que usuários de smartphones e outros dispositivos móveis estejam constantemente alertas do perigo ao redor.

Para isso a startup One Llama criou o aplicativo Audio Aware, que irá alertar usuários que estiverem com fones de ouvido sobre situações perigosas ao redor.

A tecnologia do app é baseada no que a empresa chama de “ouvido artificial”. Essa ferramenta capta de forma similar ao ouvido humano as vibrações ao redor da pessoa e irá alertá-la de acordo com um banco de dados com padrões digitais para medição do áudio.

O aplicativo chegará com um número padrão de sons considerados perigosos como frenagem de pneus, sirenes e buzinas. Ao reconhecer um desses sons, o app deverá emitir uma mensagem de alerta ou interromper o áudio do usuário.

De acordo com a startup, os usuários também poderão adicionar sons para o app reconhecer e compartilhar com seus contatos.
O app Audio Aware será lançado em março e rodará em segundo plano em dispositivos Android.