Aplicativos ajudam a escolher em quem votar nas eleições 2018

Gratuitos, apps munem usuários com informação para escolha consciente dos candidatos

São Paulo – Aplicativos gratuitos para smartphones Android e iPhones podem ajudar você a escolher em quem votar nas eleições de 2018.

Com base em informações sobre envolvimento em investigações, os apps têm a missão de munir os eleitores com dados para que eles tomem decisões conscientes na urna eletrônica.

Confira os aplicativos avaliados por EXAME a seguir.

Eleitor Digital

O aplicativo disponível para sistema Android reúne entrevistas em vídeo com candidatos à presidência e ao governo do estado. Ele também mostra uma lista de candidatos ao Senado, indicando quais são os que estão envolvidos em processos. É possível seguir os candidatos para receber novidades sobre eles que forem registradas no app.

O Eleitor Digital conta também com uma pesquisa que pode ser respondida para expressar sua opinião e, ao mesmo tempo, checar os resultados de cada tópico. As perguntas são sobre assuntos como porte de armas, redução da maioridade penal, liberação dos jogos de azar, descriminalização do aborto, casamento de pessoas do mesmo sexo, entre outros.

Detector de Ficha de Político

Está na dúvida em quem vai votar e quer checar rapidamente quem tem ficha limpa e quem está envolvido em alguma investigação? Este aplicativo reúne dados sobre candidatos e políticos que estão cumprindo mandato. Podem ser consultados presidentes e ex-presidentes, governadores, senadores e deputados federais. As informações são fornecidas pelo Instituto Reclame Aqui. O app está disponível para Android e iPhone.

Eleições 2018

O aplicativo tem atalhos para seções importantes do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e também traz informações sobre os candidatos, incluindo deputados estaduais. A interface é intuitiva e seu modelo de negócio se apoia na exibição de publicidade de forma não invasiva. O aplicativo tem versão para dispositivos Android.

Appoie

Disponível para Android e iPhone, o aplicativo ajuda a encontrar candidatos que tenham afinidade com você, conhecer suas propostas e também entender quem é eleito adicionalmente quando você escolhe votar em uma determinada pessoa.