Aplicativo recria experimento de manipulação do Facebook

Plugin para o navegador Chrome recria a manipulação do Facebook em sua própria conta pessoal.

O estudo psicológico realizado pelo Facebook sem o consentimento dos usuários causou um enorme mal estar para a empresa e gerou questões sobre a ética na era digital.

O experimento modificou os conteúdos apresentados no feed de notícias de quase 700 mil contas para avaliar como afetavam o humor dos usuários.

Para quem ainda tem curiosidade em saber como funciona o experimento, a designer Lauren McCarthy criou um plugin para o navegador Chrome que recria a manipulação do Facebook em sua própria conta pessoal.

O app “Facebook Mood Manipulator” (manipulador de humor do Facebook, em tradução livre) utiliza o mesmo método linguístico que a rede social empregou em seu estudo, que foi conduzido por pesquisados da Cornell University.

Ao instalar o plugin, o Mood Manipulator exibe no canto superior direito do seu Facebook um controle onde o usuário pode alternar o tipo de humor que quer ver entre as opções ‘Positivo’, ‘Emotivo’, ‘Agressivo’ e ‘Aberto’.

Ao selecionar uma das opções o feed do usuário será filtrado para receber um dos tipos de humor com mais frequência e na intensidade escolhida (há três níveis entre pouco, médio e muito). 

O download do plugin é gratuito e está disponível somente em inglês e para o navegador Chrome. E pode ser uma boa ferramenta de autocrítica e de senso de controle.