Aplicativo quer que livro seja lido em 90 minutos

Aplicativo Spritz desenvolveu método de leitura de uma palavra por vez, com ele, taxa pode chegar a 1 000 palavras por minuto

São Paulo – A startup Spritz, sediada nos Estados Unidos, desenvolveu um método de leitura de uma palavra por vez. Com ele, um livro poderá ser lido em pouco mais de uma hora. A Bílbia, por sua vez, demoraria pouco mais de 12 horas. Assustador? Sim, bastante. E ele poderá estar no seu próximo smartphone.

Segundo a empresa, seu aplicativo virá instalado no Samsung Galaxy S5 e no relógio inteligente Galaxy Gear 2. Ele estará disponível para ser usado, inicialmente, na leitura de e-mails.

O método usado pela Spritz, em parte, não é novo. Há uma década pesquisadores estão propondo que a leitura em dispositivos eletrônicos com telas pequenas seja feita exibindo uma palavra por vez. Mas o Spritz dá um passo além.

O aplicativo seria capaz de reconhecer o Ponto de Reconhecimento Óptico, ORP em inglês. Para ler uma palavra, o cérebro não precisa que os olhos foquem em todas as letras, uma de cada vez. Basta bater o olho no ORP que o resto é feito de maneira imperceptível.

Para aumentar a velocidade de leitura, o Spritz é capaz de reconhecer qual é o ORP de cada palavra. A letra principal, portanto, é colocada em um lugar exato da tela e exibida em vermelho.

As palavras vão aparecendo uma a uma e o leitor não precisa nem movimentar seus olhos.

O aplicativo ainda não está disponível em português e será capaz de exibir entre 100 e 1 000 palavras por minuto, de acordo com o gosto do usuário. No site é possível fazer um teste com palavras em inglês.