Usuários reclamam de náuseas provocadas por animações do iOS 7

Relatos de usuários incluem sensações de tontura e dores de cabeça; por enquanto, não há como desativar o efeito

São Paulo – Os efeitos de zoom usados no iOS 7 estão provocando náuseas em alguns usuários. Reclamações de muitos deles foram postadas nos fóruns de discussão da Apple, e envolvem também o efeito de parallax dos planos de fundo de iPhones 5 e mais novos. A sensação, como relata o usuário Ensorceled, criador do tópico, é similar à provocada por ler no carro.  

A Apple inclui nas configurações uma opção para reduzir movimentos (“Reduce Motion”) na tela. No entanto, ela desativa apenas o parallax, que dá à tela um aspecto 3D – efeito que não está presente nos iPhones anteriores ao quinto. Justamente por isso, não resolve o problema de muitas pessoas – incluindo o próprio Ensorceled –, que estão com o modelo 4 ou 4S.

O mesmo usuário criador do tópico entrou em contato com o suporte da Apple. O retorno, porém, foi negativo: não há uma forma de desativar a animação de zoom que acontece ao abrir e fechar um app, por exemplo.

A solução encontrada pelos usuários – que relatavam também dores de cabeça e tontura – foi voltar ao iOS 6, mesmo com a necessidade de jailbreak. O retorno à versão anterior não elimina o efeito de zoom, mas o acelera, eliminando as chances de uma “viagem nauseante”.