Android foi sistema operacional mais embarcado no último tri

Considerando exclusivamente o mercado de smartphones, os aparelhos Android apresentam 69% de market share, com 216,5 milhões de aparelhos embarcados

São Paulo – No último trimestre de 2012, os smartphones representaram 50% dos aparelhos celulares embarcados no mercado. Desse percentual, 34% dos aparelhos rodam com sistema Android e 11% com iOS, segundo revelou o estudo da Canalys.

Considerando exclusivamente o mercado de smartphones, os aparelhos Android apresentam 69% de market share, com 216,5 milhões de aparelhos embarcados. A Samsung teve um trimestre muito forte, crescendo 78%. A fabricante coreana embarcou 74 milhões de smartphones a mais que a Apple no mercado, consolidando-se em primeiro lugar no ranking de fornecedores de forma avassaladora.

A Apple teve 101 milhões de aparelhos embarcados e, com o seu iOS, passou de 15% para 22% da participação no mercado, com o lançamento do iPhone 5. A Nokia continua a ser o número três no ranking de fornecedores, com o embarque de 35 milhões de unidades de aparelhos. Já os fornecedores chineses da Huawei, ZTE, Lenovo e Yulong cresceram três dígitos percentuais, cada.

A Sony caiu do top cinco no período, dando espaço para a Lenovo, fornecedor que mais cresceu entre os smartphones, com um impressionante crescimento anual de 216% e 9,5 milhões de unidades embarcadas. Cerca de 98% dos embarques da Lenovo direcionaram-se para a China e outros mercados emergentes.