Android 5.0 Lollipop já tem data de lançamento, afirma site

Os aparelhos da linha Nexus, controlados pelo Google, devem ser os primeiros a receberem a atualização nesta data.

Embora boa parte dos dispositivos Android deva demorar um pouco mais para receber a atualização do Android 5.0 Lollipop, o Google planeja iniciar a liberação no dia 3 de novembro. 

Segundo o site Android Police, uma mensagem do Google enviada aos desenvolvedores Android informa que os mesmos poderão publicar apps voltados ao novo sistema operacional a partir do dia 3 de novembro, quando a plataforma será liberada aos consumidores. 

Na mesma mensagem, o Google também recomenda que os desenvolvedores iniciem os testes de seus aplicativos para evitar problemas com bugs e incompatibilidade quando o software for lançado. 

No entanto, vale lembrar que apesar de ter uma data isso não significa que seu dispositivo Android será atualizado para o Lollipop no dia 3 de novembro, uma vez que esses updates são liberados de acordo com as definições das fabricantes e operadoras.

Os aparelhos da linha Nexus (Nexus 4, Nexus 5, Nexus 7, Nexus 10 e aparelhos Google Play Edition), controlados pelo Google, devem ser os primeiros a receberem a atualização nesta data. Dispositivos mais recentes da Samsung, LG, HTC e Motorola devem ser os próximos.

Novidades – As principais mudanças no Android Lollipop têm relação com melhorias visuais e mudanças na interface de usuário, as quais o Google chama de “Material Design”.

A plataforma traz novas e mais fluídas animações, design mais minimalista e uma nova paleta de cores, menu multitarefas reformulado e novas formas de interagir com comandos de voz. 

Algumas dessas mudanças do “Material Design” foram pensadas, segundo o Google, para unificar o visual do software e manter a mesma experiência de uso entre diferentes dispositivos. 

O Android Lollipop traz também novos controles de notificações para limitar os alertas durante reuniões, por exemplo, um novo modo de economia de bateria que pode suprir até 90 minutos a mais de vida útil entre as recargas, múltiplos perfis de contas de usuário, modo de uso para convidados e novos métodos de segurança para conexões Bluetooth. 

Além das mudanças no visual, o Android Lollipop traz 5.000 novas APIs para desenvolvedores e permitirá que todas as novidades da plataforma trabalhem de forma conjunta entre diferentes dispositivos — segundo o Google, músicas, fotos, aplicativos e pesquisas recentes poderão ser sincronizados entre diferentes dispositivos.