André-Jacques Garnerin e 1º salto de paraquedas viram doodle

Há 216 anos, engenheiro francês André-Jaques Garnerin realizava o primeiro salto de paraquedas da história. Feito é homenageado pelo Google em joguinho

São Paulo – O primeiro salto de paraquedas da história é homenageado hoje pelo Google em um doodle interativo e muito divertido. O feito foi registrado no dia 22 de outubro de 1797 pelo francês André-Jacques Garnerin, o engenheiro inventor do deste equipamento.

O doodle colocado no ar nesta manhã pelo Google tem como objetivo levar Garnerin com segurança ao solo. Para isso, o usuário deverá usar as setas do teclado, fazendo com que ele desvie de obstáculos como pássaros, por exemplo. Aviso: melhor esperar até o final do expediente para tentar a sorte, pois o jogo é altamente viciante.

O 1º salto

O paraquedas usado por Garnerin na ocasião era muito similar a um guarda-chuva, com 7 metros de diâmetro, e contava com uma espécie de cesta em sua parte inferior, na qual ficou o inventor.

Ele saltou sobre o Parque Monceau, em Paris, de uma distância de mil metros do solo. De acordo com relatos da época, o cesto que carregava o inventor balançou violentamente durante a sua descida, mas Garnerin sobreviveu e não teve nenhum ferimento.

O francês nasceu em 31 de janeiro de 1769 em Paris e também foi oficial da Aeronáutica. Durante as guerras napoleônicas, entre 1792 e 1797, Garnerin foi capturado pela Inglaterra e entregue ao exército austríaco como prisioneiro. Ficou preso na Hungria por três anos.

Sua pupila e, mais tarde, esposa, Jeanne-Geneviève, dividia o gosto pela aventura. Além de ter participado de inúmeros voos de balão, outra atividade praticada por Garnerin, Jeanne também saltou de paraquedas e se tornou a primeira mulher a saltar com o equipamento em 12 de outubro de 1799.