Acessórios antigos podem não funcionar no iPhone 5

Com o novo conector de 8 pinos, donos de aparelhos velhos precisarão de um adaptador, mas a Apple não garante todos os acessórios.

São Paulo – Sabe aquelas caixas de som que você comprou para ouvir as músicas do seu iPhone ou iPod? Ou aquele cabo do carro feito sob medida para o conector da Apple? Eles podem não funcionar nos novos aparelhos da maçã, segundo reportagem do All Things D deste sábado.

A questão é física. Até o iPhone 4S e a geração anterior dos iPods e iPads, os produtos da Apple tinham um conector de 30 pinos, mas ele foi substituído por um de 8 pinos, mais estreito e fino. Tudo isso para que o aparelho também ficasse mais fino e leve.

Com o Lightning Conector, como foi batizado, os fãs da Apple que já têm produtos feitos sob medida para os iDevices anteriores terão de pagar de 29 a 39 dólares por um adaptador e, mesmo assim, não terão certeza de que seus acessórios vão funcionar.

“O adaptador não é uma solução das mais elegantes, mas o pior é que a Apple diz que muitos acessórios simplesmente não serão compatíveis”, diz o site.